A Índia é um player importante para o comércio exterior e há muito tempo tem boas relações comerciais com o Brasil, sendo também um país integrante do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Além disso, a economia indiana tem se fortalecido e o Brasil tem sido um parceiro importante para o país, então cada vez mais oportunidades de negócios têm surgido.

Então, acompanhe no artigo de hoje as principais informações sobre o mercado de exportação para Índia e veja também algumas oportunidades incríveis para que sua empresa possa conseguir bons negócios com o país.

Boa leitura.

Quais produtos o Brasil exporta para a Índia?

Sem dúvidas, o produto que lidera as exportações do Brasil para a Índia é o petróleo, que só em 2020 rendeu cerca de 1,22 bilhão de dólares para nossa economia, correspondendo a 47% das transações Brasil e Índia.

Na sequência, vem o tipo de produto que mais interessa para o nosso artigo de hoje que são os açúcares e melaços que compõem 17% das exportações que enviamos para o país, dados estes do ano de 2020.

Óleos vegetais também são insumos que os indianos importam bastante daqui, bem como produtos hortícolas, o que mostra uma ampla receptividade do país para o setor alimentício, que se conecta com a oportunidade que traremos no final deste artigo.

No ranking, o país ficou no 15º lugar de maiores clientes  dos produtos brasileiros em 2020.

mercado brasil india

Ampliação do comércio Brasil-Índia

Está nos planos dos dois países aumentar essa cooperação bilateral até 2024, o que pode expandir ainda mais as oportunidades e fazer com que a Índia suba consideravelmente no ranking de maiores exportadores do Brasil.

Em 2021 a meta era que  esse intercâmbio entre os países chegasse a 9 bilhões de dólares, com o Brasil enviando em sua maioria os produtos que já citamos e exportando da ìndia insumos industrializados, afinal, nosso forte são os produtos de originados no agronegócio.

É importante ressaltar que os aspectos culturais são importantes nesta relação, portanto um dos produtos alimentícios de maior adesão internacional que o Brasil oferece não tem penetração na Índia, que é a carne bovina, pois devido a religião do país não há consumo desse alimento lá.

Justamente por esses detalhes que é fundamental que você tenha uma assessoria para buscar parceiros de negócio na Índia, e na iniciativa que vamos falar a seguir, você empresário do setor de alimentos e bebidas pode ficar ainda mais perto dessas relações comerciais com o país.

Oportunidades da Anufood India

A Anufood Índia é o principal evento internacional do setor alimentício do segundo semestre, até porque, no início do ano a feira aconteceu aqui no Brasil e o Get The Best From Brazil, junto a seus parceiros, marcaram presença no local e geraram vários negócios.

E na feira que acontecerá em Mumbai entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, a sua empresa ainda pode participar junto com o Get The Best.

Usando toda nossa expertise em comércio exterior e feiras internacionais, vamos colocar a sua marca nos estandes da Anufood Índia por um custo bem mais em conta, pois esse é o grande objetivo da nossa iniciativa.

Queremos repetir o sucesso que conseguimos aqui na edição do Brasil, e expandir ainda mais a nossa marca e dos nossos parceiros.

Conheça agora as soluções que nossos profissionais tem para viabilizar a suas exportações e sua participação na Anufood Índia por um valor surpreendente.